LOYANA CAMELO
Picture
Jean Michel Cousteau (dir.) e Ilko, durante a visita do primeiro a Manaus em outubro (Divulgação)
A vinda para o Brasil, seguida de muitos anos de trabalho, fizeram com que o empresário búlgaro Ilko Minev deixasse engavetada a paixão pela literatura, nascida há quase cinco décadas. Com a aposentadoria, renasceu a vontade de expressar-se por meio da escrita. História idealizada, vencidos os receios de iniciante, nasceu sua primeira obra “Onde estão as flores?”, cujo lançamento em Manaus ocorre no dia 5 de dezembro na Bemol do Shopping Ponta Negra.

A sinopse tem como pano de fundo o período pré e pós-Segunda Guerra Mundial, época em que emerge o amor entre dois jovens búlgaros. Ávidos por começar a vida a dois longe do cotidiano belicoso, decidem imigrar para o Brasil, um país cheio de boas promessas. Por um acaso do destino, aportam em Belém, ao invés do Rio de Janeiro. Mas acabam se instalando em Manaus, onde vivenciam com intensidade todo o amálgama de acontecimentos da época: o início da forte miscigenação do povo amazonense, a borracha, os altos e baixos da economia.

Como o leitor logo irá perceber, a história lembra muito a própria vida de Minev. Em verdade, não só a dele, mas de toda sua família. “Boa parte é baseada na vida de parentes e de alguns amigos. Eu costurei uma história, grande parte com base em casos verídicos vivenciados por várias pessoas. Inclusive eu, mas em menor parte”, descreve o autor, indicando que inclusive o nome dos protagonistas é o mesmo de seus tios.

Justamente por isso, a ideia da obra já estava formada na cabeça de Minev há algum tempo. Faltava-lhe, no entanto, coragem para passar as inspirações para o papel, até porque, apesar de morar há muitos anos no Brasil, Minev ainda tinha receio de escrever em português. “Minha língua materna é o búlgaro, em seguida o alemão. Falo muito bem inglês, holandês e português, o problema é que escrever é outro departamento”, diz.

Potencial
Ilko Minev deu os primeiros passos rumo à publicação dividindo a ideia com familiares e amigos, os quais foram elogiosos de forma unânime. A avaliação, no entanto, soava muito parcial para o autor. Foi quando pediu a opinião para o também escritor Márcio Souza. “Ele me disse: ‘: “toca isso pra frente porque vai dar em alguma coisa’”, disse a Minev. E seguindo a orientação, durante um ano trabalhou na obra, tratando também de revisitar o contexto histórico propriamente dito.

“Para escrever é preciso estudar. Tinha muita coisa que eu conhecia, mas algumas das quais eu não tinha certeza, até porque foram histórias ouvidas de meus pais, tios, avô. A minha convivência com o professor Samuel Benchimol também me ajudou a reconstruir a questão da ocupação da Amazônia”.

O leitor, porém, não há de se deparar com um romance truncado devido ao contexto pesado. O romance entre os protagonistas, segundo o escritor, dá a leveza necessária para a compreensão. E mesmo com uma estreia brilhante, Ilko Minev diz que irá aguardar o retorno do público antes de planejar um segundo flerte com a literatura. Se depender das palavras do professor Jacques Marcovitch, da Universidade de São Paulo (USP), “Onde estão as flores?” tem o poder de atingir seus leitores além da ficção. “É leitura recomendável para educadores e jovens empenhados na construção de seus projetos de vida”, expressou Marcovitch.


www.acritica.com.br
Acrítica 2010

 


Comments

05/30/2017 12:45am

This is a good professor of the literature and also publish the many books. Many student are also joining this filed and gain the knowledge. When any person read the one book of the literature then gain the start of knowledge.

Reply
12/04/2017 3:18am

Wha! This is great full blog i like this type blog. Deferentially this blog have this quality big cost, special effects, thank for sharing this blog.

Reply
12/16/2017 1:33am

If you have a home, it is also your duty as a responsible house owner to protect it against various risks and disasters. However, you also have to look at the point that the premium rates applicable on your insurance policy should be manageable. This way you can ensure that your house is safe from events which, as and when they come, can be heartbreaking, not only emotionally but also financially.

Reply
12/20/2017 4:01am

Here are some poems Dennis wrote today, while I fell to sleep on the table at the Cafe. He just keeps on writing, and writing, where he gets these new ideas is beyond me, but they are fresh, and just off the press. Rosa

Reply



Leave a Reply


Ilko Minev